Sobre

Abraão Gouvea

Abraão Gouvea

Marionetista, bonequeiro, ator e publicitário. Mineiro, viveu uma boa parte de sua vida na cidade de Juiz de Fora – MG, onde iniciou seus trabalhos. 

Atualmente mora em São Paulo – SP e vive sua vida viajando pelo Brasil encantando crianças e adultos com a magia do Teatro de Marionetes. 

Consultor em Arte e Educação na Editora Paulus, com a missão de realizar Shows de Marionetes em todo o Brasil, levando alegria e diversão às Escolas e Colégios. 

Sua Trajetória

Abraão Gouvea iniciou suas atividades culturais na cidade de Juiz de Fora/MG. Como ator, participou e dirigiu espetáculos infantis que encantaram multidões. Em 2005, ao participar de oficinas de Contação de Histórias, Confecção de Fantoches em Espuma e Bonecos de Vara, optou por criar seu primeiro espetáculo: “A Ponte dos Sonhos”, o que foi um pontapé inicial para o mundo das marionetes. 

Ao conhecer um grupo de teatro de bonecos, conhecido como “Cia. de Inventos”, em 2007, resolve investir em seus conhecimentos e habilidades com a manipulação e a confecção de marionetes, iniciando seu trabalho como marionetista. No decorrer dos anos, já conhecido como marionetista, cria outros espetáculos com Marionetes de Fios, apresentando em escolas/colégios públicos e privados em todas as capitais brasileiras e algumas cidades do interior do Brasil. Fez também apresentações em Bienais Internacionais do Livro do Rio de Janeiro e de São Paulo; em Espaços Públicos Infantis; Recreação; Bibliotecas e Livrarias; entre outros. 

Consolidado seu trabalho, conhecido popularmente, e com o intuito de despertar a arte nas pessoas que ali participavam, ele propõe alguns cursos e oficinas como: Teatro de Bonecos na Sala de Aula e Confecção de Fantoches Articulados em Espuma e Marionetes de Madeira, além de ele mesmo confeccionar lindos chapéus em espuma no formato de bichos para alegrar festas e formaturas de crianças. 

Em 2016, juntamente com o autor Jonas Ribeiro, lança seu primeiro livro: “João, Maria e o Caminho”. Um livro ilustrado com suas marionetes, que vem encantando as crianças de todo o Brasil. 

Formação

Para aprimorar seus conhecimentos, Abraão Gouvea participou de importantes oficinas de confecção de marionetes e manipulação, com grandes marionetistas como: Victor Antonov, considerado um dos melhores marionetistas na Rússia; com o argentino Catin Nardi da Cia Navegantes; com o Grupo Pigmaleão Escultura que Mexe; com a Companhia de Inventos e com o Bonequeiro Mauro Octacilio de Carvalho. 

Com formação superior em Publicidade e Propaganda, sempre buscando melhorar seus conhecimentos, hoje, além de marionetista, autor e ilustrador, Abraão Gouvea é um pesquisador na área.